A tripulação do navio
Na sua segunda viagem, o navio levava uma tripulação de 74 pessoas: o capitão FitzRoy, 24 oficiais e 34 marinheiros. Além desses, havia nove passageiros adicionais conhecidos como supernumerários, nome dado àqueles que não recebiam salários e sobre os quais o Almirantado não se responsabilizava: Charles Darwin, naturalista, Augustus Earle, artista, George James Stebbing, instrumentador e responsável pelos cronômetros destinados a determinar acuradamente as longitudes das localidades visitadas, o missionário Richard Matthews, os três nativos da Terra do Fogo, um ajudante do capitão e outro de Darwin, Syms Covington.

Robert FitzRoy - Capitão do Navio
Capitão Beaufort - Hidrógrafo
Charles Darwin - Naturalista
Augustus Earle - Artista (substituído por Conrad Martens)
Robert McCormick - Cirurgião
Benjamin Bynoe - Cirurgião Assistente

O BEAGLE E OS FUEGUINOS DA TERRA DO FOGO
Etnocentrismo é o ato de julgar e atribuir valor a culturas diferentes da nossa baseando-se na própria cultura. É uma reação negativa ao contato com grupos culturas diferentes da nossa, provocando estranhamento, repulsa e medo.
Numa missão anterior do Beagle, sem a presença de Darwin, o capitão do navio raptou três indígenas habitantes da Terra do Fogo. Uma era uma criança de cerca de dez anos, e os outros dois, jovens. Os três foram levados para a Inglaterra, educados e “civilizados”. Passados onze anos, o capitão os trouxe de volta, agora adultos, como parte de uma experiência. Um dos objetivos da segunda viagem do Beagle, essa com Darwin a bordo, era devolver os três habitantes ao seu povo, mas a missão civilizatória não foi bem sucedida.

O que é o exótico senão aquilo que se desconhece e, por isso extravagante, exuberante e muitas vezes ameaçador? A história do rapto das crianças nativas da Terra do Fogo pelo capitão do navio “Beagle”, Robert FitzRoy, é um desastroso testemunho das vozes da incompreensão em relação ao exótico. Nesta história, o desconhecido foi visto como algo que precisava ser salvo, tido como imperfeito, mas que, no entanto, nunca havia pedido salvação.
Fuegianos [Fuegians] | 1839 | Thomas Landseer | Em: Charles R. Darwin, P. Parker King e Robert Fitzroy. "Narrative of the surveying voyages of His Majesty's Ships Adventure and Beagle" | Reproduzido de: Biodiversity Library
Fuegiano - Yapoo Tekeenica [Fuegian - Yapoo Tekeenica] | 1839 | Thomas Landseer | Em: Charles R. Darwin, P. Parker King e Robert Fitzroy. "Narrative of the surveying voyages of His Majesty's Ships Adventure and Beagle" | Reproduzido de: Biodiversity Library